Sunday, June 10, 2007

História do Gelado



Encontrar a história do gelado não é uma tarefa fácil; existe alguma confusão acerca de quando e onde se originou e quem o inventou. Contudo, o que sabemos, é que os Árabes na Sicília pegaram em neve do monte Etna e a misturaram com sumo de fruta para fazer uma bebida gelada semi-fresca. Nero também tinha os seus escravos que traziam neve das montanhas para Roma e a adocicavam com fruta e mel. Contudo, o gelado tal como o conhecemos hoje, data do século XVI, o mérito da sua invenção vai normalmente para Bernardo Buontalenti, um nativo de Florença, que deliciou a corte de Caterina dei Medici com a sua criação.
Os Italianos são certamente os que introduziram o gelado no resto da Europa; com a sua criatividade aprimoraram as receitas, e em pouco tempo desenvolveram maquinaria específica para a sua produção. O Siciliano Frascesco Procopio dei Coltelli foi sem sombra de dúvidas um dos que mais influenciou a história do gelado, sendo um dos primeiros a vendê-lo em público. Em Itália a arte de produção do gelado tradicional passou de pai para filho, e foi melhorando e aperfeiçoando até metade do século 20, quando muito fabricantes de gelado (especialmente da região de Veneto) começaram a emigrar, levando consigo a sabedoria para o resto da Europa.
O gelado é a melhor sobremesa no mundo de hoje, e Itália, cheia de arte em geral, é também certamente o centro na arte de fazer gelado.

No comments: