Sunday, June 10, 2007



O primeiro cone para gelado foi produzido em 1896 por Italo Marchiony.
Marchiony, que emigrou de Itália no final do século 18, inventou o seu cone para gelado em Nova Iorque. Foi-lhe concedida a patente em Dezembro de 1903 (U.S. Patent No. 746971).
Embora Marchiony detenha o crédito da invenção do cone, uma criação similar e independente foi introduzida na feira St. Louis World's Fair em 1904.
Para aqueles que viviam algures perto de St. Louis, Missouri, o maior evento que aconteceu no verão de 1904 foi a Louisiana Purchase Exhibition, que teve lugar naquela cidade. Ninguém sabia de antemão, mas esta exposição foi a ocasião para que os cones fossem pela primeira vez produzidos e vendidos. A pessoa que o fez foi Charles Menches e ele era um vendedor de gelado. Mas ele não planeou inventar o cone para gelado. Isto simplesmente aconteceu.
Charles Menches vendia o seu gelado em pratos da mesma forma que todos os outros geladeiros o faziam. Naquele Agosto quando a feira estava no seu ponto alto havia tantos clientes para o seu gelado que se lhe acabaram os pratos. E ainda nem sequer era meio-dia. Ele ainda tinha outra metade do dia com negócio pela frente e não tinha um único prato para servir o gelado. O que fez Menche? Olhou à sua volta e pensou rápido.
Ao seu lado estava o stand de um seu amigo. Ernest Hamwi, que era Sírio, estava a vender uma especialidade do Médio Oriente chamada Zalabia. Zalabia consiste de uma bolacha estaladiça vendida com xarope. Menches gritou "Dá-me Zalabia". Ele enrolou a Zalabia, colocou gelado no seu topo e fez nascer o cone de bolacha para gelado.

No comments: